"Todo leitor é leitor de si mesmo" (Marcel Proust)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Uma paixão em preto e branco - Frederico Jorge Gonçalves de Castro

Quem é atleticano não pode deixar de ler esse livro, “uma paixão em preto e branco”. Escrito por Roberto Drummond e publicado após sua morte, o livro traz várias crônicas escritas durante os anos de sua vida, dedicados ao jornalismo e o amor ao clube atlético mineiro. Roberto Drummond é o autor da famosa frase “Se houver uma camisa branca e preta pendurada num varal durante uma tempestade, o atleticano torce contra o vento”.
O livro traz de uma forma apaixonada pelo galo, a visão do autor sobre cada momento que ele viveu como atleticano, os momentos de glória e também os de tristeza, que nos fazem nos sentir ali, no jogo, sofrendo a cada minuto. Libertadores, 1981, o vencedor se consagrava o rei das Américas, o atlético de inúmeros craques naquela época, como Reinaldo, Palhinha, Éder, uma geração de craques, atrapalhada por um juiz chamado José Roberto Wright. A libertadores de 1981, jogos inesquecíveis do galo, títulos, você confere nesse livro, você que realmente é atleticano não pode deixar de ter esse livro em sua coleção.
“O atleticano é capaz de após uma derrota humilhante pegar a camisa no armário e sair às ruas mesmo sendo alvo de piadas, isso por que o atleticano não torce por um time, torce por uma nação.” Roberto Drummond

4 comentários:

  1. Cada um tem o seu gosto. Li esse livro e adorei a história de uma paixão que nunca morrerá. Atleticano, é raça, é paixão... Adorei e recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Não gostei. Um time que foi campeão apenas um vez em toda a história. Mas o Otávio mesmo falou, cada um tem seu gosto.

    Luís Paulo
    9º A

    ResponderExcluir
  3. Tem gente que não sabe o que é amar esse time. Para mim este livro é um dos melhores, e quem é atleticano deveria ler.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir